Continua depois da publicidade

Os Manuscritos Secretos da História traz episódio sobre Alice no País das Maravilhas

Continua depois da publicidade
Os Manuscritos Secretos da História traz episódio sobre Alice no País das Maravilhas

Os Manuscritos Secretos da História (Divulgação/Curta!)

A série Os Manuscritos Secretos da História, inédita no Brasil, resgata os originais de grandes obras da literatura, guardados a sete chaves em algumas das principais bibliotecas do mundo. A produção, realizada pela Arte France e pela Little Big Story, chega ao Curta! com exclusividade e em seu episódio de estreia apresenta o manuscrito original de Alice no País das Maravilhas.

Para contar a história desse manuscrito e do surgimento da personagem, a série traz especialistas. Entre eles, a professora Franciska Kohlt, que passeia por Oxford, mostrando cantos da cidade que inspiraram o escritor inglês Lewis Carroll, como as gárgulas espalhadas pelos prédios antigos e os animais empalhados do Museu de História Natural.

O escritor, na verdade, se chamava Charles Lutwidge Dodgson e era professor de matemática em Oxford. Em uma tarde de sol de 1862, ele passeia de barco sobre o rio Tamisa com as três filhas do reitor da universidade: Edith, Lorine e Alice Liddel. Para distraí-las, inventa uma história sobre um coelho branco que encontra uma garotinha chamada Alice.

Dodgson estava acostumado a escrever textos curtos, poemas e cartas — para as quais costumava também produzir ilustrações. Porém, nunca havia escrito um romance. Até que Alice Liddel lhe fez o pedido de escrever a história que ele contara a ela e às irmãs — o que foi prontamente concedido. Na mesma noite, ele começou a produzir o manuscrito de “Alice no País das Maravilhas” e a desenhar os acontecimentos narrados, como fazia em suas cartas.

Confira o trailer de Os Manuscritos Secretos da História:

O manuscrito, dado de presente a Alice, gerou curiosidade em várias outras crianças. Percebendo o potencial de sua história, Dodgson resolveu publicá-la como um livro, arcando com todos os custos iniciais. Foi um sucesso absoluto na época. Ao se tornar autor, o professor de matemática cria seu pseudônimo, Lewis Carroll.

Alice mantém o manuscrito consigo até sua velhice. Porém, endividada e enlutada após a perda de dois de seus filhos na Primeira Guerra e de seu marido, resolve vendê-lo aos Estados Unidos. Anos mais tarde, como prova de reconhecimento pelos esforços da Inglaterra durante a Segunda Guerra, os norte-americanos devolvem o manuscrito a seu país de origem e, até hoje, ele se encontra no coração da Biblioteca Britânica, em Londres.

Dirigidos por Anne-Sophie Martin, os quatro episódios da série Os Manuscritos Secretos da História também estão no Curta!On – Clube de Documentários. Os três seguintes falam dos manuscritos de “Os Miseráveis”, de Victor Hugo; “O Processo”, de Franz Kafka, e “Don Giovanni”, ópera de Mozart com libreto de Lorenzo Da Ponte. A exibição é na Quinta do Pensamento, 27 de outubro, às 23h30.

Continua depois da publicidade
Karol Póss:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade